Homem testa os seus novos braços após duplo transplante
Gabriel Granados tornou-se no primeiro a ser alvo de um duplo transplante de braços na América Latina. Depois de ter perdido os dois braços num violento choque eléctrico, o mexicano consegue novamente fazer o seu dia-a-dia com alguma normalidade.
O homem de 53 anos nunca tinha dado grande importância ao procedimento de transplante de órgãos. Até que sofreu um acidente que mudou a sua vida, deixando-o dependente dos outros para fazer as mais vulgares tarefas quotidianas, como vestir-se, lavar-se ou comer.A operação demorou 17 horas até que os médicos conseguiram transplantar os braços de uma vítima de um tiroteio para Gabriel, que tinha tido que fazer uma dupla amputação após o seu acidente.
Durante os últimos dois anos, Granados realizou intensa fisioterapia, executando exercícios como escrever, jogar com uma bola ou manusear objectos.
Paralelamente, o homem toma diariamente doses de imuno-supressores para evitar que o seu corpo rejeite o tecido estranho.
Apesar do sucesso deste caso, os profissionais da Saúde lamentam que o número de intervenções cirúrgicas como esta seja limitado no futuro, dado o sempre descrescente número de doadores de órgãos.
«Infelizmente, não temos a cultura da doação de órgãos», referiu Gabriel. «Eu também pensava assim, mas agora já não. Isto é a prova que resulta mesmo», observou.
Só no México, a lista de espera para órgãos doados tem cerca de 18.000 entradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário